No dia de S. Martinho vamos fazer o nosso magusto.Uns dias antes começámos a sua preparação. Fomos à caruma ali perto da escola. Levámos carros de mão e foi num instante que os enchemos de caruma. Picámo-nos um bocadinho, mas... Que bom sentir o cheiro dos pinheiros e o contacto com a Natureza!
Património cultural é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devam ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo.
casa do paço em Molelos
No âmbito dos objectivos delineados para o Projecto Curricular, na escola de Molelos trabalhou-se o tema "Património" com todos os anos de escolaridade.
As turmas do 3º e 4º anos fizeram a recolha por escrito de rezas, evitando, desta forma, que este património se perca. As rezas são, na sua maioria, património oral que é transmitido de pais para filhos. Estes saberes mágicos, fontes de energias positivas, ditas entre rituais profanos e a fé na religião com a intercessão de Deus e dos Santos eram, em tempos, muito usadas entre pessoas simples que a elas recorriam para obterem a cura de doenças, fazer adivinhações e pedir protecção. Eis algumas das nossas recolhas:
Mal de inveja
Eu benzo a minha casa,
Três vezes ao dia:
De manhã e à noite e à hora do meio dia.
Entrego-me a mim e à minha família
Às pessoas da Santíssima trindade.
Pai nosso e Avé Maria.
Reza à peçonha
Se é cabra ou cabrão
Se é sapo ou sapão,
Se é rato ou ratão,
Ou aranha ou aranhão
Ou algum bicho que há de cima da terra.
Anda, corta-lhe as veias e a raiz do coração,
Rezam-se 9 pai nossos, 9 Avé Marias e uma Salvé rainha à nossa Senhora.
Oração da trovoada
São Gregório se levantou
Se vestiu e se calçou,
Suas sagradinhas mãos lavou
E no seu cajado pegou
Pelo caminho, encontrou
Nossa senhora que lhe disse:
- para onde vais tu, são Gregório?
- Tu comigo não irás;
Tu na terra ficarás,
Vou espalhar as trovoadas
Que sobre nós andam armadas.
_ Senhor, espalhai-as lá para longe,
Onde não haja leira, nem beira,
Nem ramos de oliveira, nem glória que diga missa. Amén.
Pai Nosso e 3 Avé Marias e uma salvé rainha
Depois de amassar o pão
Repete-se 3 vezes
Nosso Senhor te finte
Nosso Senhor te acrescente
Na masseira , no forno
E como o milho na semente
Com a graça de Deus tu hás-de crescer
Nosso Senhor Jesus Cristo tudo há-de fazer
3 Pai Nossos , 3 Avé Marias e uma Salvé Rainha
Depois de amassar o pão, faz-se o sinal da cruz e diz-se:
Aproveitando a oportunidade que a Câmara Municipal nos proporcionou na semana dos museus, visitámos as gravuras rupestresem Molelinhos. Foi uma visita muito interessante, orientada pelo arqueólogo Dr. Hélder Abraços. Esta iniciativa é por excelência uma forma de sensibilizar para a conservação do património cultural de um povo, a manutenção e a valorização da sua identidade.
Depois da louça seca e brunida, iniciava-se a cozedura. Era um processo rudimentar e primitivo. O forno era a soenga (cova com cerca de meio metro de profundidade e mais ou menos três metros de diâmetro), aberta em terra enxuta, junta ao alpendre(local de trabalho).
Os Tangrans são dos mais antigos puzzles conhecidos e foi inventado na China há muitos milhares de anos. Os Tangrans são obtidos a partir de 7 figuras geométricas (dois triângulos rectângulos geometricamente iguais que correspondem, em conjunto, a metade do quadrado original, quando dobrado pela diagonal; dois triângulos rectângulos geometricamente iguais, cuja área é um quarto da dos primeiros triângulos obtidos; um triângulo rectângulo cuja área é o dobro da dos anteriores; um quadrado com a mesma área; e um paralelogramo obliquângulo igualmente com a mesma área.
Com o Tangram pode trabalhar-se a visualização espacial e desenvolver a criatividade.