Este é o sítio ideal para comunicar, divulgar, partilhar e divertir.



Este é o sítio ideal para comunicar, divulgar, partilhar e divertir.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

AS EXPERIÊNCIAS CONTINUAM, AGORA COM O 2º ANO

Será que todos os liquidos se dissolvem? Vamos mexer bem...O azeite ficou ao de cima da água....não se misturou... não é soluvel na água.

Descobrimos liquidos que são combustiveis (que ardem), falamos sobre segurança e das regras a ter com estes produtos.
PORQUE FLUTUAM OS ICEBERGS?

Bem, agora falando de água no estado sólido e no estado liquido ...o gelo (água no estado sólido) é menos denso que a água (estado liquido) e por isso pesa menos. Tudo isto tem a ver com as moleculas de H2O que mais tarde iremos estudar.O nosso bloco de gelo flutuou e estava quase todo submerso...

sábado, 21 de janeiro de 2012

As plantas - experiências do 3º ano

As experiências com plantas foram muito interessantes, porque nós aprendemos como se reproduzem as plantas: por estaca, por bolbo e por semente (germinação). 
Eu estava sentado no muro do jardim a ver com muita atenção. O Simão segurou numa parte de uma roseira e outro menino deitou terra para cima. Fizemos uns buraquinhos e metemos milho. Cobrimos com terra e por fim regámos.

Agora vamos acompanhar o desenvolvimento das sementes (germinação) e a reprodução por estaca e por bolbo. Daqui por algum tempo iremos ter plantas novinhas em folha. 


Gostámos muito de saber que no início a planta vive à custa do alimento armazenado na semente e logo que surgem as folhas, a planta transforma os sais minerais e a água, produzindo a seiva, ou seja, produz o seu próprio alimento. 
Adorámos esta experiência e queremos fazer mais experiências.
(Texto do Rafael)

domingo, 15 de janeiro de 2012

Muito afinadinhos

No dia de Reis fomos cantar as janeiras. Primeiro fomos ao jardim de infância de Molelos e depois fomos todos ao Centro de dia. Fomos muito bem recebidos, comemos broínhas de Natal, bolo-rei e gomas. Cantámos muito bem.
O nosso professor de Música ensaiou umas janeiras muito bonitas e acompanhou-nos com o seu acordeão.
É bom manter as tradições, para não ficar esquecido o nosso património cultural.